Cotidianamente, médicos de todo o Brasil travam o que podemos chamar de o bom combate: a luta pela saúde e o bem-estar da nossa população.
Infelizmente, porém, milhares de médicos brasileiros ainda enfrentam um dia a dia marcado por dificuldades para exercer uma tarefa que é de extrema relevância para a sociedade: a de salvar vidas.
Sabemos que ainda temos um imenso caminho pela frente para alcançar uma saúde pública realmente de qualidade, com capacidade para atender todos os brasileiros com excelência.
O Dia do Médico deve ser, portanto, mais uma oportunidade para refletir sobre a importância de se caminhar firmemente na direção da melhoria das condições de atendimento na rede pública e privada de saúde.
Valorizar os médicos, oferecendo a esses profissionais condições adequadas de trabalho, é parte central dessa batalha. O médico deve ser um aliado da população. Ele deve ser encarado como um agente de transformação da realidade, parceiro de toda a sociedade na luta por mais qualidade de vida. Quero, portanto, registrar esta sincera homenagem a todos os médicos do Brasil e, em especial, aos profissionais do Piauí, reforçando a minha determinação de ser parceira dessa categoria na luta por dias melhores para todos os brasileiros.
Iracema Portela