Na Semana de combate ao racismo, que acontece no mês de maio, o Picos Plaza Shopping recebe a 9ª edição do concurso Beleza Negra, que é organizado pelo Grupo Cultural Adimó. O evento contará com a participação de vinte candidatas, que disputarão o título 2018. O principal objetivo do concurso é valorizar a beleza e a cultura negra.
Com a presença de Gisele Soares, eleita “Deusa de Ébano” no concurso Beleza Negra do Ilê Ayê 2017, de Salvador/Bahia, que será uma das juradas do concurso. O concurso aconteceu no corredor próximo ao Gelatíssimo, a partir das 19 horas.
O Grupo Cultural Adimó é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2006, que atende crianças e jovens de áreas periféricas da cidade de Picos e tem como coordenador e idealizador Francisco das Chagas, mais conhecido como Mano chagas. O grupo Adimó realiza um trabalho voltado para o combate ao racismo e valorização da cultura negra. Atualmente 255 participantes, entre alunos e voluntários, participam ativamente do grupo.
Amanda Ferreira Costa, de 18 anos, participou pela terceira vez do desfile. A jovem que é estudante do curso de Educação Física, na Universidade Estadual do Piauí, também é bailarina e vice coordenadora da Cia. de Dança Icós, do Grupo de Cultura de Jaicós.
Para Amanda, essa vitória foi muito importante pelo fato de poder representar a cidade de Jaicós. “Pude mostrar para as pessoas que não tenho vergonha da minha cor, que não me considero morena, eu sou Negra! Isso é uma honra”, disse.
Esta é a segunda vez que uma candidata jaicoense conquista o primeiro lugar no Concurso. No ano de 2013, a estudante e instrutora de dança na época, Mariana Rodrigues, foi eleita garota “Beleza Negra 2013”.
A segunda colocada do Concurso Beleza Negra 2018 foi Dayane Alcântara, de Afrânio- Pernambuco. Em terceiro lugar ficou Maria Eloísa de Sousa Barros, de São José do Piauí.
Textos: Marta Soares e Otávio Veloso – Fotos: Genilson Rodrigues
Vejas as imagens:
