Por Romário Mendes e Jaqueline Figueiredo
Um problema grave se instaurou no Residencial Antonieta Araújo, bairro Belo Norte. Várias casas estão correndo o risco de desabarem após danos estruturais. Em visita ao local, a equipe de jornalismo do Portal RiachãoNet confirmou o fato.
A moradora Daniela Bezerra relatou que o seu apartamento é um dos mais prejudicados com as rachaduras. Segundo ela, o problema já dura quatro meses e até o momento ainda não foi solucionado. “Já era para a construtora ter dado um laudo assinado para a gente, mas até agora nada”, reclamou.
Daniela lembrou que os moradores não têm condição de irem para outro local e estão correndo risco de vida. “A melhor coisa a se fazer é interditar o local para que seja feito os reparos e eles arcarem com as despesas, porque não temos condição de pagar aluguel”, pontou.
Maria Sueli é uma das moradoras do residencial que está com o apartamento danificado com rachaduras, correndo de desabar a qualquer momento. Ela conta que entrou em contato com a Caixa Econômica Federal e com o engenheiro da Construtora Soma para realizar vistoria no local.
“O engenheiro veio e colocaram umas escoras de ferro nas colunas. Depois mandaram um técnico de Teresina e constatou que teve um abalo no solo e disse que era uma situação simples. Mas estamos com medo dessas colunas desabarem, porque com o passar dos meses as rachaduras vêm aumentado. Toda semana eles ficam enrolando e nada de fazer os reparos”, lembrou.
O secretário de Defesa Civil, João Araújo, informou que após vistoria nos blocos do residencial foi constatado problema no solo. “Então a situação é de risco e a gente vai tomar as medidas. Os moradores têm que ser respeitados e a gente na qualidade de gestor não admitimos uma situação como essa”, disse.
O problema foi constatado em pelo menos três blocos do Residencial Antonieta Araújo. Os apartamentos estão correndo o risco de desabarem, levando perigo aos moradores do local.
“Não podemos deixar esse povo dentro desses apartamentos. A construtora responsável pela obra vai ter, que de imediato, retirar esse pessoal para qualquer outro local mais seguro para seja feito o reparo desses blocos”, frisou o secretário.
João Araújo declarou ainda que a Defesa Civil vai interditar os blocos que estão danificados.