O cenário político para as eleições de 2014 já começa a se desenhar e aos poucos vai ganhando contornos turvos.
Aproveitando a visita à cidade de Picos para assinatura de convênios do Programa Minha Casa, Minha Vida, o deputado federal Assis Carvalho (PT) afirmou que é candidato natural à reeleição para uma vaga na Câmara e garantiu que a aliança entre sua sigla, o Partido dos Trabalhadores (PT), e o PSDB em nível de estado está descartada.
Para o petista, não há a possibilidade de que o tucano Silvio Mendes e o ex-governador e atual Senador da República Wellington Dias marchem juntos rumo ao governo do estado, uma vez que PT e PSDB são “opositores históricos”.
“É natural que o Partido dos Trabalhadores, pelo tamanho e pelo seu crédito, apresente candidatos a governador e também a cargos estaduais e nacionais majoritários”, ponderou ao ser interrogado sobre a candidatura de Wellington Dias ao governo do Piauí.
Sobre a possível aliança aguardada nos bastidores entre tucanos e petistas, usou a história das política das duas siglas para negar a possibilidade de uma chapa conjuta. “Nacionalmente nosso opositor histórico foi o PSDB, tanto nacionalmente quanto no estado. Então toda oposição tem uma margem de apoio e a situação tem outra”, disse.
O deputado não comentou sobre outros nomes petistas que também serão avaliados pela população nas próximas eleições nem a redução da bancada que representa o Piauí na Câmara. Em maio, o número atual de dez parlamentares foi reduzido para 8, o que deve deixar as eleições de 2014 ainda mais disputadas.