Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Associação de Municípios do Vale do Itaim promove encontro entre prefeitos em Picos

Aconteceu, durante toda a manhã desta sexta-feira (03), no auditório do Picos Hotel, um encontro entre prefeitos pertencentes à Associação de Municípios do Vale do Itaim. A reunião teve por objetivo debater alguns temas importantes para as administrações municipais.

Retomada do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), regularização fundiária e Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos foram alguns dos pontos debatidos pelos gestores municipais, que estiveram acompanhados de alguns vereadores e assessores.

O evento contou com a participação de 21 prefeitos, entre eles Zé Wlisses – de Simões – e Dr. Corinto Matos – de Marcolândia. Foi uma idealização do presidente da Associação de Municípios do Vale do Itaim – AMVI, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, de Caridade do Piauí.

Zé Wlisses destacou como importante o encontro de prefeitos, pois teve ali a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas sobre a administração municipal

Zé Wlisses, prefeito de Simões – Foto: Jaqueline Rajner

“Para mim foi de grande importância, pois saio daqui com muito conhecimento. A gente debateu a situação do municipalismo de cada cidade. Este é um momento muito importante para que a gente possa estar implementando recursos para os nossos municípios. Parabenizo o prefeito e presidente da AMVI, o Toninho, pela grande iniciativa que ele teve. Saímos daqui com várias dúvidas esclarecidas, como por exemplo, o Fundeb e a questão latifundiária do município, para que a gente possa estar regularizando todos os imóveis do município”, disse ele.

Outro ponto debatido no evento foi a I Copa AMVI. Para Zé Wlisses este é um momento de reflexão sobre a situação pandêmica em que ainda vive o país. Sugere que o evento seja transferido para o próximo ano.

“É um momento preocupante, onde estamos nesse período de pandemia. Em Simões mesmo os casos têm aumentado. Mas, como o próprio presidente Toninho frisou, é um momento de reflexão e nós poderemos discutir isso em outra oportunidade, se será em dezembro ou deixaremos mais para a frente. Como gestor, e diante do que vejo em meu município, aconselho que seja apenas no próximo ano”, declarou.

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, também destacou como de suma importância o encontro, para dirimir muitas questões que ainda estavam confusas para os gestores. Ele

“Essa foi uma reunião muito importante onde vimos a integração desses gestores pertencentes à AMVI, que é uma regional nova e que está sendo bem liderada por Toninho de Caridade. Tratamos de pontos importantes para os municípios como o imposto do ISO, recuperação do Fundeb, e finalizamos com a Copa AMVI”, falou.

Dr. Corinto mencionou que este não é um momento para a realização da copa, por conta da pandemia, mas que, assim que tudo estiver mais tranquilo, Marcolândia será um dos municípios a ter presença confirmada no evento.

 Um dos palestrantes do encontro da AMVI foi o Conselheiro substituto Alisson Araújo, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Estiveram presentes os prefeitos Toninho de Caridade, presidente da AMVI; Gil Paraibano, prefeito de Picos; Zé Wlisses, de Simões; Dr. Corinto, de Marcolândia; Edilson Brito, Vila Nova; GD, de Jacobina; Admaelton Bezerra, de São José do Piauí; Barroso Neto, de Santa Cruz; Joaquim Neto, de Patos; Rivaldo Carvalho, de Massapê; Ademar de Carvalho, de Belém; Adeilson Antão, de Francisco Santos; Gilson Nunes, de Lagoa do Barro; Raimundo Júlio, de Queimada Nova; José Valdinar, de Padre Marcos; Dr. Carlim, de Vera Mendes; Luís José, de Francisco Santos; Eudes Ribeiro, de Fronteiras; Filipe Gonçalves, de Caldeirão Grande; Milton Rodrigues, de Floresta; e Paulo Sérgio, de Acauã.

Sair da versão mobile