O Governo Federal quer mudar de forma definitiva o cronograma de pagamento do Auxílio Brasil e antecipar o pagamento de R$ 600,00 para a primeira quinzena de agosto. O intuito é iniciar dia 9 o repasse dos benefícios sociais previstos na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) aprovada pelo Congresso.
No calendário atual, os depósitos do Auxílio Brasil são feitos conforme o final do NIS (Número de Identificação Social) do cidadão inscrito no CadÚnico (Cadastro Único).
O pagamento turbinado estava previsto para começar entre os dias 18 e 31 de agosto. Para caminhoneiros e taxistas, o Ministério do Trabalho e Previdência informou na sexta-feira (15/07) que prevê pagar duas parcelas dos auxílios também na primeira quinzena de agosto, dois meses antes das eleições.
O governo terá apenas cinco meses para concluir as transferências até o fim do ano, dados os trâmites de implementação de novos benefícios, que precisam de regulamentação federal além do pedido de crédito extraordinário (fora do teto de gastos).