Teve início no último dia 15 de dezembro o recadastramento biométrico dos eleitores da 10ª e 62ª zonas eleitorais de Picos. A expectativa é de que até o dia 15 de fevereiro, prazo final para o recadastramento, mais de 46 mil eleitores passem pelo fórum eleitoral da cidade.
De acordo com o chefe de Cartório da 10ª Zona, Luis Borges, o recurso biométrico vai aumentar a segurança na identificação do eleitor no momento do voto. “Atualmente é difícil, mas não é impossível que um eleitor se passe por outro na hora de votar. Com a biometria isso vai ser praticamente impossível”, declara.
“Nas cinco cidades do Piauí, a votação na urna eletrônica não terá modificações. A única diferença está na liberação para votação, que não será mais feita pelos mesários, mas sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor.”
Para realizar o recadastramento, o eleitor deve procurar a sede do Fórum Eleitoral de Picos, no bairro DNER, munido de título de eleitor, comprovante de endereço e RG acompanhados de cópias. Quem não realizar o recadastramento terá o título cancelado.
A movimentação no Fórum Eleitoral de Picos é intensa desde que foram iniciados os procedimentos para coleta de dados biométricos, ainda assim uma das principais preocupações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que os eleitores deixem para fazer o recadastramento já próximo do prazo final, em fevereiro.