
[ad#336×280]Durante a época de Quaresma, período sagrado para a Igreja Católica, muitos fiéis da religião aderem à opção de não comer carne vermelha nos dias de quarta-feira e quinta-feira. A escolha faz parte de uma tradição que a Igreja Católica prega desde o início do século IV, e é seguida por muitos católicos até hoje.
Alguns fiéis ficam a Sexta-feira Santa inteira sem comer, em “jejum”. No entanto, a tradição vem perdendo força e muitos fiéis já não aprovam a postura dos católicos, afirmando que é normal comer carne durante o período.

Nossa reportagem foi às ruas de Picos e constatou que muitos picoenses seguem os ensinamentos repassados de geração em geração, e tiram de seu cardápio carnes vermelhas. É o caso de dona Maria de Fátima, que afirma que a alimentação na sua casa sempre muda na Semana Santa. “Em minha casa na Semana Santa é proibido comer carne. Essa é uma forma de respeito com nosso senhor Jesus Cristo”, relata.
Já para o vendedor Valdenor Figueiredo não há problema nenhum em manter a alimentação normal no período. “Não faz diferença nenhuma comer carne ou não. Durante o período da Semana Santa fazemos coisas piores, então isso pra mim não é pecado”, ressalta.
A dona de casa Valdirene Borges diz que em sua casa, durante os dias da Semana Santa, a carne é descartada do cardápio. “Começamos a mudar o nosso cardápio logo na Quarta-feira de Cinzas, após o carnaval, e depois sempre nas quartas e sextas-feiras durante a Quaresma indo até a Sexta-feira Santa”, frisa.