Neste ano de 2020 os conselheiros tutelares de Picos iniciaram um novo mandato. Segundo o vice-presidente do Conselho Tutelar, Jenilson Oliveira, os cinco conselheiros têm o intuito de reestruturar a instituição, providenciando a organização interna para melhorar o funcionamento, atendendo melhor a demanda da população e continuar cumprindo o Estatuto da Criança e Adolescente.
Hoje o funcionamento do órgão é das 8h às 18h, de segunda à sexta, e durante a noite sempre tem um conselheiro sobre aviso para casos de emergência, assim como no final de semana, além de que todos os outros estão à disposição. “Logo após essa mudança de horário foi observado um êxito, pois o atendimento melhorou, passou a ter mais agilidade, e conseguiu acompanhar a demanda da população”, disse Jenilson.
Além dos atendimentos diários, essa nova gestão está com novos projetos, entre eles a parceria com a ONG Gente Feliz, que está realizando palestras educativas nas comunidades, na qual os próprios conselheiros vão ministrá-las. “Dessa forma, fazendo com que se crie uma proximidade com a sociedade, para que a imagem errônea do conselho seja mudada, pois o distanciamento entre as famílias e o conselho dificulta o trabalho”, destacou o conselheiro.
Assim, “nesse primeiro momento, é o momento do diálogo, para que o conselho possa conhecer a realidade, para que os atuais conselheiros que tomaram posse recentemente possam ter uma aproximação maior com a realidade do município e ao mesmo tempo a população possa se aproximar aos novos conselheiros para que seja um trabalho conjunto”, afirmou Jenilson Oliveira.