Continua após a publicidade

Ao avaliar os números de queimadas em 2021, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, classificou como ‘absurdo’ o crescimento registrado no estado do Piauí. Ela destaca que houve uma antecipação do pico em comparação com anos anteriores, o que criou a necessidade da adoção de medidas mais rígidas para conter o avanço das chamas em várias regiões do Estado. 

Somente em setembro, o Piauí registrou 4761 focos de queimadas, segundo dados do sistema de monitoramento do Inpe. 

Continua após a publicidade

“Esse ano tivemos um crescimento absurdo das queimadas. Houve uma antecipação. Geralmente, os incêndios começam em meados de setembro e outubro que é o grande mês de pico. Esse ano, começamos ainda em agosto. Em meados de agosto já tínhamos incêndios absurdos, na região do cânion do Poti, e na divisa do Piauí com o Ceará‘’, destacou. 

Foto: Reprodução

Entre as medidas adotadas para tentar conter o avanço das chamas, está a portaria que proíbe a prática de queima controlada em todo estado. Segundo a Semar, a medida busca diminuir a quantidade de focos de incêndios que, atualmente, vêm consumindo grande parte das áreas de mata e floresta no Piauí. 

“Existem várias situações em que a queima é autorizada, porque ela é controlada. Isso não é a primeira vez. Já fizemos isso em 2019 e 2016.A Semar recorre a essa medida para suspender a autorização de queima controlada. Estamos observando que muitos desses incêndios florestais que estão acontecendo no sul e sudeste do Piauí são decorrentes também de queimas controladas. Então, a gente suspende a emissão e seguimos fazendo a fiscalização”,  disse a secretária. 

Em caso de infração, o responsável está sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa.

Áreas mais críticas

A Secretaria de Meio Ambiente também ressaltou que as áreas consideradas mais críticas atualmente seguem monitoradas. “A situação é mais crítica hoje na região dos municípios de São Brás e Jurema, que ficam no sudeste, entre os parques da Serra da Capivara e Serra das Confusões. Nossa equipe está toda pra lá, toda nossa logística. Estamos com todo nosso pessoal em campo”, destacou.

Cidade Verde

RiachãoNet

O RiachãoNet está no WhatsApp!

Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.

WhatsApp