Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Defesa Civil faz alerta para cuidados com a incidência de raios durante chuvas

Raios - Foto: Reprodução

Após emissão de alerta de chuvas intensas para o Piauí nesta segunda-feira (04), a Secretaria da Defesa Civil (Sedec) alertou a população piauiense para a enorme quantidade de incidência de raios e os cuidados que devem ser tomados durante o período chuvoso no estado. Segundo a Sedec, o Piauí é conhecido por ser um dos mais propícios às descargas elétricas na região Nordeste.

De acordo com dados do levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 800 pessoas morreram nos últimos 10 anos ao serem atingidas por descargas elétricas. Em 2022, no último ano de levantamento, teve o menor número de brasileiros mortos atingidos por raios, mesmo com números altíssimos em relação aos outros países do mundo.

Ainda conforme o Elat, a cada 50 óbitos no mundo, um acontece no Brasil. O país é o segundo na América Latina com o maior índice de mortes causadas por raio, atrás somente do México. Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, é essencial redobrar os cuidados durante o período chuvoso, principalmente em relação a temporais.

“Quando nós falamos de descargas elétricas, principalmente a descarga nuvem-solo, que é a mais comum e apresenta maior grau de risco, o estado do Piauí ganha um destaque na região Nordeste como o segundo em maior concentração de descargas elétricas. O Piauí também é o estado em que há muitas ocorrências de acidentes, principalmente envolvendo animais e pessoas, com uma taxa de letalidade razoável”, explica o diretor.

Werton também ressalta que, devido ao período das férias escolares, que coincidem ao período chuvoso, as pessoas costumam visitar balneários, clubes, praias e outras áreas abertas como campos de futebol, que são propícios a descargas elétricas.

“Outro fator de risco para descargas elétricas é o posicionamento sob janelas, varandas, ou mesmo pessoas que estão dentro de suas casas, que é o local mais seguro, mas que esteja manuseando equipamentos eletrônicos conectados à rede elétrica. Evitando esses riscos desnecessários, nós garantimos o maior patrimônio de todos, que é a vida”, afirma o diretor.

Como o raio também é considerado risco, a Defesa Civil do Estado do Piauí adota uma campanha de sensibilização e conscientização da população em relação aos raios durante a pré-temporada, que é a fase do B-r-ó-bró com as chuvas ocasionais, e durante a quadra chuvosa, que vai de janeiro a abril.

Devido a esses fatores que faz de muitas cidades piauienses, inclusive a capital, Teresina, a chapada do corisco, conhecida pela sua grande quantidade de raios.

ORIENTAÇÕES 

A Sedec afirmou que as instruções para proteção listados a seguir são referentes à Cartilha de Proteção Contra Raios no Brasil, criadas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe):

Fonte: Meio Norte

Sair da versão mobile