Publicidade Riachaonet
Geral

Eleitores relatam instabilidade em aplicativo do TSE durante justificativa de voto

anuncio17 UNIFSA

Neste domingo (06/10), dia das eleições municipais de 2024, eleitores de diversas regiões do Brasil relataram dificuldades ao tentar justificar o voto através do aplicativo e-Título, oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A principal reclamação foi a instabilidade na aba de justificativa, que exibia a mensagem: “Nossos canais de atendimento estão congestionados. Aguarde e tente novamente em instantes.”

A justificativa de voto pelo aplicativo é uma opção oferecida aos eleitores que, por algum motivo, não podem comparecer à zona eleitoral. No entanto, o TSE informou que o aplicativo não apresenta falhas técnicas, mas sim um grande volume de acessos, o que gerou uma fila virtual. Segundo o órgão, a justificativa pode ser feita até as 17h deste domingo.

Aviso e-título

Multa e Cancelamento do Título

Os eleitores que não comparecerem às urnas neste domingo terão até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência, conforme estabelecido pela Justiça Eleitoral. A justificativa é obrigatória, uma vez que o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo apenas para jovens de 16 a 18 anos e para maiores de 70 anos.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, ou em pontos físicos montados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O eleitor que não votar e não justificar a ausência terá que pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno não comparecido. Caso ocorra três ausências consecutivas sem justificativa, o título eleitoral pode ser cancelado.

Eleitores com título cancelado enfrentam dificuldades, como a impossibilidade de obter passaporte, realizar matrículas em instituições públicas de ensino e tomar posse em cargos públicos após concursos.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.