Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Etapa II da Expedição ROTHAN revela segredos e histórias

Painel rupestre gigante no Sítio arqueológico Arco do Covão. Município de Caxingó. Foto Allimagem

Painel rupestre gigante no Sítio arqueológico Arco do Covão. Município de Caxingó. Foto Allimagem

Pesquisadores da UFPI e outras universidades, reunidos com empreendedores sociais da Rede Pense Piauí, autoridades públicas federais, estaduais e municipais, estão lançando, dia 4 de julho, às 19h, em Piripiri, a Etapa II da Expedição Rota do Homem Americano (ROTHAM).

A jornada segue até o dia 6 de Julho e explora a região Norte do Piauí, abrangendo as maravilhas naturais do Parque Nacional de Sete Cidades, cachoeiras deslumbrantes e sítios arqueológicos, como o Arco do Covão, encerrando a expedição no topo da Pedra da Maçaranduba, em Cajueiro da Praia.

Neste trecho da ROTHAM, serão visitadas atrações naturais, arqueológicas, históricas e culturais nos municípios de Batalha, Piracuruca, Caxingó e Cocal, finalizando em Cajueiro da Praia.

A expedição busca redescobrir e revelar os caminhos pré-colombianos que interligaram vastas regiões da América e se estendiam da Venezuela até a Paraíba e da bacia do Prata até Cajueiro da Praia, Norte do Piauí.

A redescoberta desses caminhos está contribuindo para a compreensão das rotas percorridas por grupos ancestrais humanos na ocupação do território do continente americano. Prova disso são os sítios arqueológicos e diversos vestígios que eles nos deixaram.

Quer participar desta aventura?

Os exploradores podem fazer agora mesmo a sua inscrição, no valor de R$ 250,00, com limite para 50 integrantes, através da conta Banco do Brasil: Ag 3178-x e Poupança: 113524-4.

Serviço: O coordenador geral do evento, professor Rômulo Fontenele, já está disponível para mais informações (86) 99906-5123.

Sobre o Rotham: O Projeto Rota do Homem Americano é de suma importância para o desenvolvimento de novos arranjos científicos e produtivos, dando visibilidade internacional e integração ao valoroso patrimônio cultural e natural do Brasil, situado em rotas pré-colombianas.

Sair da versão mobile