Foi lançado na noite desta sexta-feira, 11, o filme “O Diário de Enoe”, produzido pelo cineasta picoense Douglas Nunes. O filme que rememora a década de 1920, conta a história de uma jovem picoense, a Enoe Santos Nunes, que viveu a frente de seu tempo, de uma sensibilidade sem igual, comparada por muitos da época e gerações futuras como um santa.
Baseado em fatos reais, o filme e todo o elenco foram apresentados ao público na noite de ontem. Para o cineasta Douglas Nunes, ” O Diário de Enoe” é um marco para a produção cinematográfica da região.
“É história real. É um pedaço da história de Picos, um pedaço da história da passagem da Coluna Prestes pela nossa cidade em 1927, quando Enói tinha 11 anos de idade. Enoe foi uma jovem que buscava o bem estar dos picoenses, principalmente daqueles mais pobres e oprimidas. Ela cuidou de muitos leprosos, dava-lhes banho, fazia comida, limpava-lhes suas feridas”, disse Douglas Nunes.
O cineasta ainda destacou a importância do filme como uma maneira de preservar a história de Enoe Santos Nunes, e lamentou os poucos investimentos do poder público no incentivo a valorização da cultura.
Enredo do filme
Enoe, jovem de 23 anos, filha do então prefeito de Picos Elizeu Pereira Nunes interpretado por Douglas Nunes, dedicou sua vida à prática do bem e aos exemplos de Jesus. Saía às ruas da cidade de Picos, nos anos de 1935 à 1938 visitando os doentes, os enfermos, os encarcerados e desprovidos levando sempre a palavra de Jesus e o conforto físico e espiritual.
O filme é inspirado no livro “Enoe, um anjo habitou entre nós”, escrito por Douglas em 2013. O orçamento inicial era de R$ 45.000,00 reais, mas com todas as dificuldades referentes à apoios e patrocínios, custou R$ 16.000,00, que teve maior parte do investimento feito pelos próprios atores e demais integrantes envolvidos no projeto.
FICHA TÉCNICA:
Roteiro: Douglas Nunes
Direção: Celles Nunes
ELENCO:
Socorro Barros – …………. Enoe
Sabrina Araújo – …………….. Enoe (aos 11 anos)
Martta Lígia – Irene (prima de Enoe)
Pâmela Carvalho-………. Zélia (Amiga de Enoe)
Sarah Santos –…. Eurides (irmã de Enoe)
Gleyce Kelly –- N.S. de Nazaré, mãe de Jesus
Carol Santos – ………………. Prostituta Anabela
Douglas Nunes -…………… Elizeu (pai de Enoe)
Luiz Gonzaga João de Alvino(leproso)
Osvando Barros – Beto Sanfoneiro
Joana Darc – Dona Santa-(madrasta de Enoe)
Tom Lopes – Tenente Guedes
Bárbara e Bruna (gêmeas) -Analice e Aldina
Edy Sakana – Jeremias (dentista e vendedor de Querosene)
Irinaldo Sousa – Tenente Raimundo Nonato
Carmo Leal – Capitão Tomé
Cirillo Vox – Padre Antonio
Eduardo Pereira- Dioguinho (preso)
Dudu Barão – Nego Tonho (preso)
Paulo Mafra – Tonho Louco
Ramon – Comerciante