
A greve dos bancários teve início na última terça-feira,06, em todas as agências do Brasil. Na cidade de Picos, a greve também foi deflagrada pela categoria, que busca um reajuste salarial de 16%.
O presidente do Sindicato dos Bancários em Picos, Antônio Libório, explica que o movimento grevista foi organizado após rejeição da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que previa um aumento de 5,5% sobre o salário e um abono de R$ 2.500,00 para todos os servidores.
Outras reivindicações da categoria são melhores condições de trabalho, assédio aos trabalhadores no cumprimento de metas, demissões no setor privado e contratação de mais profissionais.

Antônio Libório ainda destaca que a greve atinge as agências públicas e privadas, e que diante dos lucros obtidos nos bancos, uma melhor remuneração dos bancários é indispensável. “Nos últimos seis meses os principais bancos do Brasil tiveram lucro de R$ 27 bilhões de reais e não justifica que esse lucro não chegue aos funcionários, repondo o que perdemos de agosto de 2014 a agosto de 2015”.
A recomendação diante da greve é que os clientes busquem efetuar o pagamento de suas contas com antecedência ao vencimento, ou usar casa lotéricas. Os terminais eletrônicos continuarão a funcionar normalmente.