
[ad#336×280]Com um plano estratégico elaborado pela direção do Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos para atender as urgências e emergências oriundas das festividades de momo, o folião e os usuários dos serviços de saúde da grande região de Picos que recorreram àquele hospital público obtiveram resposta positiva.
De acordo com o demonstrativo de atendimento geral da unidade, no Carnaval deste ano em Picos foram registrados 901 atendimentos no Hospital Regional Justino Luz. Desse total foram 84 procedimentos ortopédicos, 71 cirurgia geral, 214 acolhimento, 410 clínica geral , 19 obstétrico, 06 otorrino, 97 pediatria. Dos 901 procedimentos registrados foram transferidos para Teresina apenas quatro pacientes , sendo que dois destes por conta da inexistência de berçário, um por traumatismo craniano encefálico e outro por obstrução intestinal por carcinomatose, este último já faz tratamento no Hospital São Marcos em Teresina para onde foi transferido.
Segundo o diretor do Hospital Regional Justino Luz, médico José Ayrton Bezerra, o governador Wilson Martins e o secretário estadual da saúde Ernani Maia têm desprendido esforço enorme para melhorar o atendimento e a resolutividade dos serviços de saúde do HRJL, possibilitando zerar as filas no centro cirúrgico. Uma medida importante foi a disponibilização de anestesistas para dar plantão no centro cirúrgico de sexta a terça-feira, período bastante crítico que aumenta da demanda de procedimentos cirúrgicos.

“ Graças ao esforço do nosso governador Wilson Martins e do secretário de Saúde Ernani Maia hoje o centro cirúrgico do Hospital Regional Justino Luz conta com 04 anestesistas de Teresina dando plantão 24 horas no Centro Cirúrgico de sexta a terça-feira. Médicos fazendo cirurgias pela manhã, tarde, noite e de madrugada, hoje é uma cena comum de se ver aqui no guardião da saúde dos piauienses que moram no semiárido, um esforço grande dos profissionais de saúde para zerar as filas e dar atendimento digno às pessoas”, disse José Ayrton.
O diretor disse ainda que já conseguiu reduzir drasticamente as transferências de pacientes por mês para o sistema de saúde de Teresina. Essa é a nova realidade do Hospital Regional Justino Luz, em Picos que verifica melhorias ascendentes em resolutividade implantada no local. Além da humanização no atendimento que contribui para melhorar significativamente o acolhimento dos recorrem ao Justino Luz, pois como ele afirma, você pode até ter a excelência no tratamento técnico, mas se não tiver bom acolhimento, não se pode falar em bom atendimento.
O Hospital funciona hoje com até cinco médicos de plantão por dia em especialidades como pediatria, cirurgia, anestesia, ortopedia e obstetrícia. Outro avanço é que além dos 04 anestesistas já existentes, o hospital ganhou o reforço de mais 04 profissionais contratados pelo governo do Estado através da Secretaria Estadual da Saúde para otimizar os procedimentos cirúrgicos que muitas vezes devido a grande demanda termina alguns casos se juntando à fila de espera. “Ainda existe muitas carências, mas já melhorou muito graças ao empenho dos profissionais de saúde desta unidade e do próprio governo que tem se esforçado para promover saúde de qualidade com eficiência”, finalizou.