Hospital Regional de Picos vai adotar prontuários eletrônicos
Foto: Jaqueline Figueredo
A direção do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), como forma de melhorar o atendimento e diminuir a burocracia, está adaptando um novo sistema de arquivamento dos prontuários dos pacientes. O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma das metas que a unidade de saúde planeja alcançar até 2014.
O prontuário eletrônico funciona a partir de um software já adquirido pelo hospital e que está em processo de organização de dados. O treinamento dos médicos, enfermeiras e técnicos que vão utilizar o sistema também está sendo planejado até a efetivação do programa, que deve sair entre os meses de março e abril do próximo ano.
Através deste método, o atendimento ao paciente será qualificado e o histórico médico antigo estará disponível para ser consultado a qualquer momento, sem nenhuma burocracia. Nele estarão contidos todos os dados do paciente.
Outra novidade é que, com a tecnologia do software, é possível transmitir todas as informações médicas do paciente para outras unidades de saúde.
“Qual a vantagem desse software? Primeiro, a redução do uso de papéis. Segundo, a redução dos fluxos de processos burocráticos. E, terceiro, na questão de armazenagem desses papéis. Atendimento é uma demanda sempre crescente. Quer seja judicial ou demandas pelo próprio DPVAT que tem aqui no hospital direto.”, esclarece Roberto Moita, diretor financeiro do hospital.
Foto: Jaqueline Figueredo
Os antigos prontuários devem ser digitalizados, transformados em arquivos eletrônicos e serem disponibilizados. Entretanto, no momento, a concentração está na eficácia de funcionamento do software e, posteriormente, na organização dos prontuários antigos.
A digitalização é um passo lento, porém necessária, pois os prontuários antigos vêm tomando muito espaço nas dependências do hospital, o que tem causado um certo transtorno no dia a dia, tanto no manuseio quanto no atendimento a uma demanda que existe à procura desses documentos.
Portal Grande Picos