Atualizada às 13h02min
De acordo com a capitã do Corpo de Bombeiros, Ana Cléia Diniz, o fogo que chegou ao Povoado Baixa Grande, em Geminiano, já havia sido controlado às 2h00 da madrugada de terça-feira,17. Mas na manhã de hoje atingiu a outra margem da mata.
Um incêndio florestal ocorrido na manhã desta quarta-feira, 17, por volta de 8h30min, tem devastado a vegetação nos Povoados Morrinhos, em Picos, e Baixa Grande, município de Geminiano. A fumaça que pode ser vista a quilômetros de distância denuncia a gravidade do incêndio que segundo dados do Corpo de Bombeiros de Picos já percorreu mais de 20 quilômetros de extensão.
A capitã do Corpo de Bombeiros de Picos, Ana Cléia Diniz, informou que uma força-tarefa está sendo montada para controlar o fogo. Neste momento o efetivo do Corpo de Bombeiros de Picos, bombeiros civis, carros-pipas da Prefeitura de Picos e soldados do 3º BEC estão no local tentando conter as chamas que até o momento tem causado prejuízos aos agricultores.
“O incêndio é grave e como está próximo às residências não podemos sair daqui antes que as chamas sejam controladas. Montamos aqui um ponto de apoio com água e alimentação porque deveremos passar o dia inteiro aqui tentando apagar o fogo. Até o momento a perda é de vegetação e de animais silvestres”, disse a capitã.
Os animais como ovelhas, bois foram retirados do local pelos proprietários correndo o risco de serem queimados. O fogo ainda continua se alastrando mata a dentro devido os fortes ventos e a vegetação seca.
Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros tem registrado um aumento considerável nos focos de incêndio na cidade de Picos. Somente nesta terça-feira,16, cinco focos de incêndio foram contabilizados na cidade, a grande maioria relacionada a limpeza de terrenos baldios.