Ipiranga do Piauí é destaque no Prêmio Alfa-10 com duas escolas premiadas
O município de Ipiranga do Piauí foi destaque no Prêmio Alfa-10, que é realizado pelo Governo do Estado para reconhecer boas práticas na alfabetização de crianças na idade certa. Na oportunidade, duas escolas municipais foram premiadas: a Escola Municipal Dr. Antônio Santos, que ficou em 4º lugar geral no estado, e a Escola Municipal Santa Catarina.
A conquista evidencia os avanços obtidos na educação municipal, fruto do trabalho conjunto de gestores, professores e equipes pedagógicas. A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito Elvis Ramos, do secretário municipal de Educação Gilberto Vieira, da formadora do PPAIC Juliana Vieira, além de representantes das escolas vencedoras. Pela EM Santa Catarina, estiveram presentes o diretor Marcos Fontes e a professora Ianka Dantas. Já pela EM Dr. Antônio Santos, participaram a diretora Delma Martins e a professora Dilza Mendes.
Em entrevista durante o evento, o prefeito Elvis Ramos celebrou os avanços da educação municipal e reafirmou o compromisso com a educação.
“Muito orgulho por estarmos no top 10 da educação do Piauí. É uma meta que havíamos programado para os próximos quatro anos, e logo no primeiro ano, chegamos a ela. Ipiranga hoje é top 10 na educação piauiense. Parabenizo toda a rede municipal de ensino pelos relevantes serviços prestados. Esses resultados com certeza trarão mais qualidade de vida ao nosso povo, porque educação é desenvolvimento a médio e longo prazo”, destacou.
O secretário de Educação, Gilberto Vieira, também ressaltou a importância da conquista. “Estamos aqui neste momento de celebração recebendo o Prêmio Alfa-10. O nosso município está entre os 10 melhores do estado na alfabetização. Parabenizo as escolas Dr. Antônio Santos e Santa Catarina pelos excelentes resultados”, frisou.
Criado para valorizar boas práticas pedagógicas e estimular a melhoria dos índices de aprendizagem, o Prêmio Alfa-10 utiliza os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa). Em 2023, 78 escolas foram contempladas. Em 2024, o número subiu para 104 escolas premiadas em todo o estado, refletindo o esforço contínuo da rede pública de ensino na qualificação da alfabetização.