Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Itainópolis: Escola Estadual Mariano Borges Leal, no povoado Riachão, promove II Feira de Profissões

Stands foram abertos para o público Foto: Folha Atual

Com a finalidade de evidenciar as atividades profissionais, empreendedoras, inovadoras, artísticas, científica e culturais, equipe gestora e alunos da Escolar Estadual Mariano Borges Leal, localizada no Povoado Riachão, em Itainópolis, está promovendo a II Feira de Profissões.

O projeto da Feira de Profissões visa transparecer e discutir as tendências do mercado de trabalho na região do Semiárido nordestino, dando ênfase no empreendedorismo jovem rural.

A realização do evento neste ano também marca a comemoração dos 50 anos de fundação da escola no povoado.

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a escola foi aberta para o público para visitação dos stands temáticos preparados pelos alunos.

No stand “Pedágio da Saúde”, os estudantes, com orientação da professora, realizam exames, tipagem sanguínea, glicose, aferição da pressão arterial, IMC.

Foram apresentadas no stand “Cultura Local Nossas Raízes” maquetes representando a vaquejada, religiosidade, Igrejas do povoado e cidade, festa junina, plantio do milho, cordel.

No stand “Mundo das Abelhas”, foi apresentado maquete do apiário, e ainda, produtos apícolas como mel, própolis, polén, cera de abelha, caixa entomológica e teste para detectar se o mel é falsificado.

Outro stand bem visitado foi o “Mundo Digital”, com espaços temáticos das profissões digitais e empreendedorismo e óculos 3D de realidade virtual.

No stand das “Culturas Agrícolas e Culinária” foram mostradas maquetes da farinhada e moagem de cana-de-açucar, banco de sementes crioulas, e ainda houve, a degustação de comidas típicas, como, bolo de milho, banana, macaxeira, cuscuz nordestino.

De acordo com a diretora da escola, Mariana Campos, o tema do Projeto da Feira de Profissões, que é: Jovem empreendedor rural, formando inovadores, está de acordo com as orientações do Novo Currículo do Piauí, pois dará ao estudante a oportunidade de desenvolver um conjunto de habilidades que vão além das cognitivas, com múltiplas possibilidades de utilizar/aplicar o que vivenciou nas diferentes áreas do conhecimento.

Mariana Campos, diretora da escola

Mariana Campos disse ainda que o objetivo do projeto visa o desenvolvimento de atividades culturais, lúdicas ou tecnológicas, onde o estudante está sendo convidado a ser o protagonista dos seus saberes, aprofundando competências, habilidades e conhecimentos.

“Meus agradecimentos a toda equipe escolar, coordenadoras Samara dos Martírios e Erika Leão, a Secretaria Municipal de Educação e a todos os professores e estudantes envolvidos neste evento. Está sendo a realização de um sonho pessoal e profissional, poder proporcionar ao estudante ambientes em que ele possa ser o protagonista dos seus saberes”, finalizou a diretora.

Coordenadora Samara com professoras

A programação do evento segue a partir das 19h desta sexta-feira, 02, com as comemorações em alusão aos 50 anos de fundação da escola, com homenagem aos ex-diretores, ex-alunos; apresentações de danças culturais; desfile de moda, exposição de galeria de arte; pinturas feitas pelos alunos, e por fim, muita animação com o Paredão do Arthur e DJ Telelê.

Fonte: Portal Folha Atual

Sair da versão mobile