Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Museu Ozildo Albano realiza atividades focadas na inclusão durante a Primavera dos Museus

O Museu Ozildo Albano, em Picos - Foto: Divulgação

O Museu Ozildo Albano, em Picos - Foto: Divulgação

O Museu Ozildo Albano, em Picos, está promovendo uma série de atividades durante a “Primavera dos Museus”, com foco na acessibilidade e inclusão. O evento, organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), faz parte da “Semana dos Museus” e visa ampliar o acesso ao museu e seus conteúdos para todos os públicos, independente de limitações físicas ou sensoriais.

Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, o evento busca conscientizar sobre a importância de tornar os museus mais acessíveis. Entre os dias 27 e 29 de setembro, haverá uma conferência online com palestras gratuitas, oficinas e atividades interativas, conforme explicou o Professor Petrúcio Farias, da UFPI. A programação inclui três palestras principais que abordarão a inclusão no campus da UFPI em Picos, uma mesa-redonda com assistentes sociais de Picos e Oeiras, e uma oficina conduzida por uma professora com baixa visão, que compartilhará suas vivências.

Além da conferência, a UFPI planeja lançar uma exposição no dia 4 de novembro, destacando a história e as contribuições das instituições sociais da região de Picos. A exposição visa dar maior visibilidade a essas entidades, muitas vezes pouco reconhecidas pela população.

O proprietário do Museu, Albano Silva, convida a comunidade a participar do evento e da futura exposição, destacando a importância do museu como um recurso de pesquisa e conhecimento para a região.

Sair da versão mobile