
Paralisadas há mais de quatro meses, as obras da construção da nova sede da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos devem ser reativadas em breve. A informação é do major Macedo, que acompanha o projeto desde o início.

Orçada inicialmente em R$ 513 mil, a futura sede do Corpo de Bombeiros deverá atender a todas as necessidades e carências da Companhia, que atualmente funciona de forma provisório nas instalações do 4º BPM de Picos. Para tanto, a Secretaria de Segurança Pública do Estado ampliou o projeto inicial, elevando o custo total da obra para cerca de R$ 900 mil.

No terreno situado às margens da PI-375, rodovia que dá acesso ao município de Santana do Piauí, as bases iniciais do prédio já foram erguidas. Ainda não é possível identificar, mas o major afirma que a estrutura contará com pátio para viaturas, área administrativa, alojamento, refeitório, área de lazer e também salas de aula.
“É uma sede que dispõem de uma estrutura bem maior e que vai suprir as necessidades do Corpo de Bombeiros por muito tempo, alojando com todo conforto 24 bombeiros do serviço diário”, diz.

As obras foram paralisadas em outubro de 2011. A explicação é que a pausa veio em razão da carência de recursos financeiros e também da necessidade de adaptações técnicas do projeto. A empresa que iniciou a construção rompeu o contrato com o governo do Estado através de “resolução amigável”. Com isso, um edital de licitação deve ser aberto para que outra empresa assuma e dê continuidade ao trabalho – Macedo acredita que isso aconteça dentro de poucos meses.
A construção da nova sede da Companhia é uma parceria firmada entre o governo do Estado e o governo federal. Até o momento apenas os recursos federais foram investidos, a contrapartida do Estado deverá ser investida na fase final da obra, após resultado do novo processo licitatório.