
Após um intenso período de debates e discussões acerca da comunicação comunitária e popular durante o 5° Encontro de Comunicação Comunitária e Popular do Sertão do Piauí, em Jaicós, os comunicadores, representantes de setores da sociedade e estudantes presentes no evento foram unânimes em afirmar que a população tem que ser mais ativa e cobrar mais os seus direitos.

Durante todo o sábado (23), após o debate ter abordado os detalhes do Projeto de Extensão de Formação de Comunicadores Comunitários e Populares, a importância da comunicação local e regional, os desafios da comunicação comunitária e o novo tipo de comunicação que é possível ter bem como as redes sociais virtuais, os participantes concordaram que as pessoas em geral precisam sair do anonimato e serem ativas na construção da comunicação.
Representantes de portais de notícias da cidade e da rádio Canta Galo foram unânimes em afirmar que é preciso que a comunidade seja mais participativa na luta pelos seus direitos, mas que é necessário que a mobilização aconteça de forma planejada e organizada.
Na manhã de domingo o encontro discutiu sobre as perspectivas para a transformação social e cidadã e a cidadania e ética na comunicação encerrando com um debate bastante caloroso. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Jaicós e contou com 9 palestras explanando assuntos variados como : a comunicação local, regional, o futuro da comunicação, a internet, desafios e demais conceitos sobre comunicação comunitária, redes sociais, cidadania e ética entre outras temáticas .
O 5º Encontro é uma realização do Projeto de Extensão Para Formação de Comunicadores Comunitários e Populares No Sertão do Piauí. O projeto é desenvolvido por alunos bolsistas do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da UESPI e coordenado pelos professores Evandro Alberto e Orlando Berti através da Pró-Reitoria de Extensão da UESPI.