Prefeitura de Itainópolis realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com ampla participação popular
- Itainópolis realizou nesta quinta-feira, 24 de outubro, sua Primeira Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Auditório Ana Lísia, visando estabelecer diretrizes estratégicas para promover maior inclusão, dignidade e direitos fundamentais à população feminina local.
- O evento, sob o tema Mulheres: direitos, participação e poder, promoveu debates temáticos sobre violência, saúde e autonomia econômica, culminando na eleição de delegadas que representarão o município na etapa estadual de políticas públicas.
- A secretária Maria dos Remédios Santos e o prefeito Miguel Rodrigues enfatizaram o caráter histórico da iniciativa, destacando o compromisso da gestão municipal em transformar demandas populares em políticas públicas efetivas e duradouras.
O município de Itainópolis escreveu uma nova página em sua história com a realização da Primeira Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, no Auditório Ana Lísia. O evento, realizado na tarde dessa quinta-feira (24) e promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, reuniu representantes de diversos setores da sociedade civil e do poder público com o objetivo de construir, de forma coletiva, propostas que garantam mais direitos, inclusão e dignidade às mulheres itainopolenses.
Com o tema “Mulheres: direitos, participação e poder”, a conferência seguiu uma programação que incluiu leitura e aprovação do regimento, palestra magna, trabalho em grupos temáticos e a eleição das delegadas que representarão o município na etapa estadual. O espaço foi marcado por falas potentes, escuta ativa e troca de experiências entre mulheres de diferentes idades e realidades.




A secretária de Políticas para a Mulher, Maria dos Remédios Santos, destacou o caráter inédito e transformador da conferência. “É um momento histórico para Itainópolis. Estamos ouvindo as mulheres, debatendo políticas públicas e construindo um futuro com mais equidade. A conferência não é um ponto final, mas o início de uma caminhada coletiva”, disse.

Já o prefeito Miguel Rodrigues ressaltou o compromisso da gestão com a pauta feminina. “Estamos empenhados em promover políticas que valorizem, protejam e empoderem nossas mulheres. O governo municipal apoia com firmeza essa iniciativa que nasce do diálogo e da escuta popular”, afirmou.

Uma das articuladoras do evento, a assistente social Elizanne Coelho, também reforçou a importância do encontro. “Esse é um momento histórico, porque paramos para ouvir o que as mulheres querem para viver melhor. É um exercício de cidadania e de construção de políticas públicas com base nas necessidades reais da população feminina”, declarou.

O evento contou ainda com uma palestra magna que abordou os principais desafios enfrentados pelas mulheres nos âmbitos social, político e econômico com a assessora da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher, Beel da Silva.




Antes das palestras, foram realizadas apresentações com integrantes do NUCA; do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Grupo da Alegria.
Em seguida aconteceu a formação de grupos de discussão que elaboraram propostas em eixos como: enfrentamento à violência, saúde da mulher, autonomia econômica e participação política.
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
























































































