
[ad#336×280]O mês de fevereiro teve início com chuvas na região de Picos, animando milhares de agricultores que já estavam com as plantações praticamente perdidas. De acordo com o técnico em meteorologia, Eugenio Lopes, são esperadas chuvas para os meses de fevereiro e março.
O Instituto Nacional de Meteorologia aponta que para o inverno deste ano, o índice pluviométrico deve variar entre 360 ml e 390 milímetros. Índice é superior ao registrado em 2013 que foi apenas de 290 ml. No entanto, esta previsão representa 35% a 40% abaixo da média anual, tendo em vista que a estimativa é de 600ml. Números demonstram que há expectativa para um aumento na incidência de chuvas no sertão piauiense.

Eugenio Lopes disse ainda que como característico dos anos anteriores, as chuvas serão em áreas isoladas. “Não existe mais chuvas de abrangência regional, ocorre de forma isolada. Tanto é que a chuva registrada no último domingo (9) na cidade de Picos foi de 8 milímetros, enquanto que no município de Sussuapara foi uma chuva para 40ml” acrescentou o técnico.
As chuvas previstas devem ser favoráveis e de importância para as culturas agrícolas que se desenvolvem em curto prazo e que não necessitam de água em abundância, como feijão, mandioca, e dentre outras.