Publicidade Riachaonet
DestaquesPolíciaTodas as Notícias

PRF apreende carga de madeira nativa irregular na BR-316, em Picos

anuncio17 UNIFSA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta quarta-feira (9), um caminhão que transportava ilegalmente uma carga de madeira nativa na BR-316, no trecho que passa pelo município de Picos, no Piauí. A abordagem ocorreu por volta das 10h05, durante uma fiscalização de rotina no km 294 da rodovia.

Segundo a PRF, o veículo abordado era um caminhão Mercedes-Benz Atego, de cor cinza, que carregava estacas da espécie sabiá (Mimosa caesalpiniifolia). No momento da fiscalização, o motorista apresentou documentação florestal referente a apenas 25 metros cúbicos de madeira.

Contudo, após análise volumétrica realizada com base no método de cubagem utilizado pela PRF e em conformidade com normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi constatado que a carga totalizava 38,01 metros cúbicos — um excedente de 13,01m³ em relação ao autorizado.

A discrepância entre o volume declarado e o efetivamente transportado invalidou o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido pela legislação ambiental para o transporte de produtos florestais. Com isso, o caso foi caracterizado como crime ambiental, conforme o artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

Diante da irregularidade, tanto a carga quanto o caminhão foram apreendidos e ficarão à disposição do órgão ambiental competente para os devidos encaminhamentos. O condutor do veículo e o destinatário da madeira responderão judicialmente pela infração.

A PRF reforçou a importância do cumprimento das normas legais relativas ao transporte de produtos florestais, como forma de combater crimes ambientais e preservar os recursos naturais do país.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.