DestaquesSaúde

Surto de diarreia atinge Picos e autoridades investigam causa

Aumento exponencial de casos de diarreia preocupa autoridades de saúde em Picos, com foco em contaminação da água.

anuncio17 UNIFSA

Nas últimas semanas, pontos de atendimento em Picos observaram um aumento significativo de pacientes com quadros de diarreia. O crescimento exponencial chamou a atenção das autoridades, levando a Vigilância Epidemiológica a intensificar o monitoramento dos casos.

Segundo o coordenador da Vigilância, foram notificados 8 casos na semana anterior à 27ª, mas na última semana os casos saltaram para 238, representando um aumento de mais de 240%. Os bairros mais afetados são Ipueiras e Boa Sorte.

A Agespisa garante que os laudos mostram que a água está livre de microrganismos. No entanto, acredita-se que vazamentos na tubulação possam estar contaminando a água, e a população foi orientada a tratar a água antes do consumo.

A UPA de Picos registrou aproximadamente 200 atendimentos de pacientes com sintomas de doenças diarreicas agudas na última semana. Essas doenças podem ser causadas por vírus ou bactérias, apresentando sintomas como mal-estar, febre baixa, vômito e, em casos bacterianos, febre alta e presença de sangue ou muco nas fezes.

O médico Itto Galandor enfatiza a necessidade de cuidados especiais para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, pois a desidratação pode levar a complicações graves, como insuficiência renal aguda.

Resumo da Notícia:

  • Aumento significativo de casos de diarreia em Picos, com 238 notificações recentes.
  • Foco em bairros Poeiras e Boa Sorte.
  • Possível contaminação da água devido a vazamentos na tubulação.
  • UPA de Picos registra cerca de 200 atendimentos de doenças diarreicas agudas.
  • População orientada a tratar a água antes do consumo.
  • Cuidados especiais recomendados para grupos vulneráveis devido ao risco de desidratação e complicações.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.