

O I Festival Cultural Universitário – Fecult visa promover um espaço de discussão sobre Arte e Cidadania envolvendo a temática da História, Cultura e Nordeste, em interlocução com diversas áreas do conhecimento por meio da produção e apresentação de atividades artísticas.
O Fecult é um evento que congrega artistas, professores e estudantes universitários (da UFPI, da UESPI e demais faculdades particulares de Picos e região) de diversas cidades do sudeste piauiense, constituindo-se como espaço singular de intercâmbio de experiências de pesquisa, socialização de conhecimento, aprendizagem mútua e enriquecimento cultural.
Segundo o professor Raimundo Lima este é um evento que visa reunir os artistas profissionais e amadores da cidade de Picos e da região, e trabalham isoladamente, é um espaço que se abre na universidade para que os artistas mostrem seus trabalhos, apesar de ser um festival cultural universitário, abre espaço para a comunidade, àquele que não é universitário.
Quem desenvolve um trabalho artístico na área de teatro de música, vídeo e fotografia, terá um espaço para mostrar o seu trabalho, o tema é História Cultura e Nordeste. Aproveitando o momento de festejar o centenário de Luis Gonzaga, na parte de apresentação musical o candidato terá que escolher uma música de Luis Gonzaga, conhecer um pouco mais da nossa cultura.
“Este é um projeto pessoal, eu já trabalho com arte unindo-a com educação, e eu quis trazer esse projeto para a universidade, é importante que as pessoas conheçam toda produção artística feita em nossa região. A arte proporciona humanização e socialização”. Afirmou Raimundo Lima, que é coordenador de evento.

Programação:
A abertura ficará por conta da professora Iael de Sousa, com uma conferência, cujo tema é “Arte e cidadania na formação acadêmica nas produções populares”, e da presidente da FUNDAC (Fundação Cultural), Marlene Ildes Silve, “ História cultura e nordeste”
Haverá uma mesa de discussão com os temas:
’Nos Picos da escrita poética’ com a ALERPI (Academia de Letras de Picos).
‘História e nordeste, cultura nas entrelinhas de Gonzagão’- com a professora Cristiane Feitosa.
‘Imagens do sertão’ – com o professor mestre José Luis de Oliveira e o pastor Roberto Borges, ele é o diretor do filme Raízes do Sertão.
Informações e inscrições:
ifecult.blogspot.com.br