O governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou na noite desta quarta-feira (20), em live nas redes sociais, as novas medidas a serem adotadas contra a pandemia da Covid-19, como a prorrogação até 7 de junho da validade do decreto que determina o isolamento social em todos os municípios do estado.
No dia 2 de junho, o governador Wellington Dias, o prefeito Firmino Filho, APPM, empresários e outros segmentos da sociedade vão se reunir para definir os protocolos com novo regramentos para uma eventual reabertura dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e outros setores da economia, caso a tendência de curva de infecção e de óbitos continue se mantendo agora em maio e comece a cair no início de junho, quando serão reavaliadas as medidas adotadas até então pelo Governo do Estado.
Novos protocolos também farão parte das medidas que passam a ser adotadas no Piauí, inclusive um apoio maior às prefeituras municipais. Wellington Dias também destacou um “olhar especial” para os idosos e as pessoas portadoras de comorbidades, que fazem parte dos grupos de riscos da Covid-19, onde também são registrados os maiores índices contaminação e de óbitos.
O objetivo da manutenção do isolamento, segundo Wellington Dias, é combater a disseminação do novo coronavírus, evitar novos casos de pessoas infectadas e mais óbitos. O governador ouviu o Comitê de Operações Emergenciais (COE) e decidiu prorrogar o isolamento por mais de 17 dias.
Até 7 de junho, vão continuar fechados grande parte do comércio, indústria e serviços. Estão autorizados a funcionar apenas as atividades consideradas essenciais, como hospitais, clínicas, laboratórios, supermercados, mercados, padarias, postos de combustíveis, borracharias e outros.
O anúncio das novas medidas para combater o novo coronavírus foi ao vivo nas redes sociais, com os jornalistas fazendo perguntas via Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado. (CCom).
Fonte: Paulo Pincel/Parlamento Piauí